A SpringNow chegou até o Grande Circular apenas com a Logo, algumas referências visuais e a vontade de abrir um novo negócio em Brasília, com especialidade em um único produto: Rolinho Primavera. Tudo isso aliado à vontade de criar algo grandioso.
A partir disso, o primeiro passo foi definir o conceito central, que guiaria todos os outros parâmetros do nosso trabalho. A SpringNow não deveria ser apenas um lugar onde pessoas iriam comer, e sim um lugar onde as pessoas iriam para se sentirem felizes. Um espaço que tem como ideia central algo muito similar a própria primavera, que aparece após o inverno, que é:
Por um breve momento, simplesmente deixar as dificuldades para trás e curtir um momento de felicidade.
Esse conceito de felicidade norteou todo o projeto, desde as embalagens e espaço interno, até como a empresa se comunicaria com o público.
Nossa primeira missão foi ajustar a logo. Foram feitos ajustes simples, porém muito importantes para legibilidade da marca.
Durante a etapa de pesquisa, notamos um detalhe que poderia se tornar um problema:Identificar o sabor dos rolinhos.
Basicamente, os rolinhos são preparados pela equipe de cozinheiros e estocados em câmara fria para posteriormente serem fritos, de acordo com os pedidos. O sabor do rolinho deve ser identificado em pelo menos 3 momentos distintos: 1. Quando são retirados da câmara fria – 2. após serem fritos – 3. ao serem comidos. Logo era necessário projetar um sistema de fácil diferenciação dos recheios, que funcionasse desde sua montagem até a entrega ao usuário.
Com essas informações em mãos, buscamos virar esse possível problema a nosso favor. Ao invés de solucioná-lo da maneira mais óbvia, pensamos em um meio de resolvê-lo tornando-o parte do projeto gráfico.
Desenvolvemos então um SISTEMA DE CARIMBOS.
Dividimos os sabores em sete categorias (Carne bovina, suína, frango, peixe, camarão, vegetariano e doce). Para cada uma delas foi feita uma ilustração e uma parte da ilustração se tornou o símbolo da categoria. Além disso, também foi desenvolvido um sistema de abreviações para cada tipo de recheio.
Para os clientes se situarem em relação aos símbolos, o jogo americano de cada mesa vem com uma infografia, explicando como funciona esse sistema.
A partir do sistema de símbolos, desenvolvemos alguns elementos gráficos para compor as demais peças. Desconstruímos as ilustrações dos sete sabores, e a partir da combinação de algumas partes criamos desenhos de diversas flores. Essa maneira de criar as flores nos permitiu desenvolver os mais variados desenhos, todos dentro de uma mesma unidade.
A fonte escolhida para o projeto foi a Antartida Rounded, desenvolvida pelo designer Luciano Vergara. Sua escolha se deu por ter um desenho simples e limpo, com cantos arredondados, reforçando o conceito central da marca de leveza e felicidade.
Além da fonte, foram desenvolvidos letterings específicos para o projeto, com estética manual. A intenção foi deixar a identidade visual mais descontraída e livre, e servir de contraponto aos elementos gráficos mais rígidos visualmente (flores).